A partir da década de 1940 a questão das desigualdades sociais aparecia sob novo olhar , que passava ainda pela presença do latifúndio , da monocultura e também do subdesenvolvimento. Em seus livros Geografia da Fome e Geopolítica da Fome , publicados respectivamente em 1946 e 1951, Josué de Castro procurou analisar a questão de desnutrição e da fome das classes populares , explicando-as com base no processo de subdesenvolvimento , o qual gerava desigualdades econômicas e sociais entre os povos que, no passado, tinham sido alvo de exploração colonial no mundo capitalista. Defendia a educação e a reforma agrária como elementos essenciais para resolver o problema da fome no Brasil. Outro autor, Victor Nunes Leal, em seu livro Coronelismo , Enxada e Voto: O Município E O Regime Representativo no Brasil, publicado em 1948 , apresentava o coronel vinculado à grande propriedade rural , principalmente no Nordeste , como a base de sustentação de uma estrutura agrária que mantinha os trabalhadores rurais em uma situação de penúria , de abandono e de ausência de educação. A relação entre as desigualdades e as questões raciais voltou a ser analisada na década de 1950 , numa perspectiva que envolvia a situação dos negros na estrutura social brasileira. São exemplos os trabalhos de Luiz Aguiar Costa Pinto, que em 1953 publicou. O Negro No Rio de Janeiro, e de Roger Bastide e Florestan Fernandes , que também em 1953 lançaram o livro Negros e Brancos em São Paulo . Eles abordaram essa questão do ponto de vista das desigualdades sociais, procurando desmontar o mito da democracia racial brasileira , e colocaram o tema da raça no contexto das classes sociais. Na década de 1960, alguns trabalhos podem ser tomados como exemplos da continuidade dessa discussão. Florestan Fernandes ( A Integração do Negro na Sociedade de Classes) , Octávio Ianni (Metamorfose do Escravo) e Fernando Henrique Cardoso (Capitalismo e Escravidão No Brasil Meridional) analisaram a situação dos negros no Sudeste e Sul do Brasil. Com seus trabalhos , demonstraram que os ex-escravos foram integrados de forma precária , criando-se uma desigualdade constitutiva da situação que seus descendentes vivem até hoje. Muitos outros autores , desde então, analisam essa questão , que continua presente no nosso cotidiano.
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