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Tecnologia De Processo Toyotismo


Foi no Japão que ocorreu a transformação do processo de produção de mercadorias na Terceira revolução Industrial . Por ser um país  com um território pequeno , dependente da importação de matérias-primas e com pouco espaço para estocar os seus produtos , nesse país a produção foi organizada de um modo diferente do tradicional modelo fordista. Essa nova organização da produção  ficou conhecida  pelo nome just-in-time (literalmente, tempo justo)  e foi implementada pela primeira vez , em meados do século XX, na fábrica de motores da Toyota . Depois , foi incorporada pelas principais indústrias do mundo. No interior da fábrica, as diferentes etapas de produção , dede a entrada das matérias-primas até a saída do produto , são realizadas de forma combinada entre fornecedores , produtores e compradores . A matéria prima que entra na fábrica corresponde  exatamente à quantidade de mercadorias são feitas dentro do prazo estipulado e de acordo com o pedido dos compradores. Além da eficiência , o sistema just-in-time permite diminuir o custo de estocagem e a volume da produção fica diretamente relacionado à capacidade  do mercado de consumo , evitando-se perdas de estoque ou diminuição do preço , caso ocorra uma defasagem tecnológica do  produto. O trabalho especializado e rotineiro da linha de montagem do sistema fordista foi substituída por um sistema flexível , em que o trabalhador pode ser  deslocado para realizar diferentes funções , de acordo com as necessidades da produção em cada momento. Nesse novo sistema , a modificação e a atualização nos modelos das mercadorias podem ser feitas a partir de pequenas reestruturações da mesma fábrica , utilizando-se os mesmos equipamentos. Os recursos da microeletrônica , da robótica e da informática, intensivamente utilizados nesse sistema, viabilizam essas frequentes mudanças. Essa flexibilidade industrial tornou-se importante num mundo em que a evolução tecnológica acarreta constante criação e modificação de produtos , com consequente diminuição da vida útil das mercadorias. É preciso ressaltar , no entanto, que a difusão do toyotismo trouxe uma ampliação nos fluxos de mercadorias, inclusive , num ritmo mais acelerado , demandando novas exigências ao setor de transportes.


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