Buscar

Revista Oeste

Agência Brasil

CNN Brasil

LIBEREC

Minha lista de blogs

O Islamismo


O islamismo inspira multidões e se expande cada vez mais. Hoje é a religião que mais cresce no mundo . No final do século XX, ultrapassou o catolicismo em número de fiéis . Já há mais de 1 bilhão de muçulmanos no mundo . Esse crescimento se verifica em áreas tradicionalmente cristãs, como a Europa, a África Ocidental e os Estados Unidos. Na Alemanha , eles são atualmente cerca de 3% da população , em sua maioria imigrantes de origem turva. No Brasil , estima-se que já exista meio milhão de muçulmanos , principalmente em São Paulo , Brasília e Foz do Iguaçu. São descendentes de árabes e negros empenhados em recuperar suas raízes islâmicas . O Islã , reunindo elementos do judaísmo e do cristianismo , é considerado a última das três grandes religiões monoteístas , depois do judaísmo e do cristianismo. Para os muçulmanos , Maomé é o ultimo dos profetas de Deus (Alá , para os Árabes), numa linhagem que começa com Adão e passa por Noé, Abraão , Moisés , Davi, Salomão , João Batista e Jesus Cristo. Todos mensageiros de um mesmo Deus, Javé ou Maomé. Vários princípios islâmicos vêm do judaísmo e do cristianismo, como o respeito aos Dez Mandamentos , o Juízo Final e a noção de Paraíso.
 O Islamismo prega obediência a um único deus. A frase "Não Há Outro Deus além de Alá e Maomé é o seu profeta " é a base de tudo . As revelações de Maomé são chamadas em árabe de "quran", ou seja, "declamação ", "recitação". Daí o nome "Corão" ou "Alcorão", o livro é recitado na porta das mesquitas e nas cinco orações diárias. Além do Corão , existe outra fonte de revelação feita por Alá: a sunna ou "Tradição", que é o relato da vida , da palavra e das ações de Maomé da Sunna. Os 10% restantes são xiitas , seguidores da "Shi'at' , que obedecem exclusivamente as palavras do Corão. O Islã exige o cumprimento dos seguintes preceitos : crer em um único deus, Alá; orar cinco vezes ao dia , com a cabeça voltada em direção a Meca ; praticar a caridade ; jejuar no Ramadã; orar em comum ao meio-dia da sexta-feira e fazer a peregrinação à cidade santa ao menos uma vez na vida. O Corão diz : ' "o Sincero é o combatente". Em outro trecho , afirma : "Matem os infiéis onde quer que eles estejam; prendam-nos , ataquem-nos e preparem contra eles todos os tipos de emboscada". A pregação monoteísta de Maomé poderia ser interpretada como uma pregação à prática da Guerra. Os califas que o sucederam politicamente utilizaram-se do conceito de "Djihad - Guerra Santa" - para impulsionar o expansionismo árabe. Num momento em que o Império Romano do Ocidente havia desmoronado e os impe´rios Bizantino e Persa se esfacelavam , os árabes expandiram consideravelmente seus domínios .
Em menos de 100 anos o Islã era a religião de toda a costa sul e leste do Mediterrâneo , além de ter se espalhado para a Pérsia, até o vale do Indo , e para a Península Ibérica . A partir da Península Ibérica os árabes pretendiam   dominar a Europa do reino franco. Mas em 732 foram contidos pelos francos , sob a liderança militar de Carlos Martel, na batalha de Poitiers, no sul da França . Em função de tantas conquistas , a civilização árabe viveu seu apogeu . Ela sintetizou ., criativamente , as tradições culturais árabe , bizantina , persa , indiana e grega . Encantada pelo contato com os livros de ciência dos gregos, traduziu os livros de Euclides , Aristóteles , Ptolomeu e outros contribuindo , dessa forma, para preservá-los . Tantas assimilações em tantas direções fizeram de muitos árabes astrônomos , médicos ,, filósofos , arquitetos e alquimistas. A alquimia era uma mistura de ciência , arte e magia que foi se desenvolvendo até se transformar numa forma inicial da química. O maior alquimista foi o árabe Jabir Ibn Hayyan , que pesquisava métodos para se obter um agente capaz de transformar outros metais em ouro. Para o homem medieval a busca do ouro era a busca da perfeição . Daí muitos considerarem que, se ingerindo , o agente capaz de transformar metais em ouro também conferisse a imortalidade. Esse agente passou a ser conhecido como a "pedra filosofal" . Os esforços da Jabir mostraram-se inúteis , mas suas pesquisas já demonstravam sua familiaridade com métodos químicos ainda hoje utilizados , como a sublimação , a cristalização e a destilação. Outra alquimia árabe , no sentido metafórico , ocorreu na Literatura : As mil e uma noites , um livro que mistura histórias da índia , da Pérsia , da Ásia Menor , enfim , do mundo conquistado pelos árabes . Seus contos têm fascinado o mundo ocidental , influenciando escritores como o inglês Robert-Louis Stevenson (18501894) , os franceses Victor Hugo (1802-1885) e Voltaire 91802-1995) e o argentino jorge Luís Borges (1899-1986).

Sociedade Das Formigas


Há aproximadamente, 20 mil espécies de formigas . Em uma sociedade de formigas saúvas , por exemplo, há fêmeas férteis e machos férteis e operárias estéreis. As operárias defendem a sociedade, coletam folhas e cuidam dos fungos que servem de alimento para a sociedade. Em certas épocas do ano, as rainhas  e os machos, ambos dotados de asas, saem para o voo nupcial. Após a fecundação , os machos morrem e as rainhas vão fundar novos formigueiros . A alimentação das formigas varia muito de espécie para espécie. No caso da saúva , ela mastiga pedaços de folhas , mistura-os com saliva e forma pequenos  bolos Esponjosos, sobre os quais se desenvolve um mofo , seu único alimento. Na fundação de um novo formigueiro, a rainha carrega na boca a pequena bola de mofo , que servirá para iniciar  uma nova "horta". Entre os cupins ou térmites , os operários são formados por machos e as fêmeas estéreis. Os soldados compõem um grupo de machos e fêmeas estéreis com pernas e mandíbulas muito fortes , encarregados de defender a sociedade. Em certas épocas do ano, podemos ver machos e fêmeas alados, conhecidos como siriris ou aleluias , formando nuvens em torno das lâmpadas, mas o ato sexual realiza-se no solo , depois que ambos perdem as asas . Ao contrário dos zangões e dos machos de formiga, o cupim dos zangões permanece com a rainha na câmara nupcial  e a fecunda periodicamente.
A rainha pode botar milhares de ovos por dia, e seu abdome aumenta centenas de vezes. Quanto à alimentação , além de passar a comida da boca em boca (trofolaxia) , os cupins aproveitam as fezes. O bolo fecal de um indivíduo é ingerido por outros , que aproveitam os restos não digeridos. Os pequenos montes de pó que vemos em móveis atacados por cupins são resíduos finais desse processo de "SOCIALIZAÇÃO" do alimento. A troca de comida de boa em boca proporciona também uma forma de comunicação por meio da passagem de feromônios característicos de cada casta. São esses hormônios que, transmitidos pela boca a um recém-nascido , provocam estímulos que induzem sua diferenciação no tipo de casta de que a sociedade está precisando naquele momento. Assim, se houver um número ideal de soldados e falar operários , por exemplo, o hormônio inibe a formação de novos soldados e estimula a formação de operários.

Lutas no Período Colonial


Durante o período colonial (1500-1822) , os movimentos sociais mais significativos foram os dos indígenas e os africanos escravizados . Além disso, ocorreram vários movimentos políticos , dois deles pela independência do Brasil. Os povos indígenas lutaram do século XVI ao século XVII para não ser escravizados e para manter suas terras e seu modo de vida. Veja abaixo , mapa à esquerda , alguns dos principais movimentos. OS escravos africanos também não ficaram passivos diante das condições em que viviam . A principal forma de resistência eram as revoltas localizadas e a formação de quilombos, que existiram do século XVII até o fim da escravidão. Os quilombos se estruturaram em várias partes do Brasil. O maior e mais significativo foi o do Palmares, que se localizava no atual estado de Alagoas. Ele começou a se formar por volta de 1630 e foi mantido até 1964, e teve de 20 mil a 30 mil habitantes. Mas outros grandes quilombos se formaram em diferentes épocas e lugares da colônia.
Além dos movimentos dos indígenas  e dos escravos , ocorreram no Brasil colonial dois movimentos pela independência m relação a Portugal: a Inconfidência Mineira(1789-1792) e  a Conjuração Baiano (1796-1799). Ambos tinham por base as ideias disseminadas pela revolução Francesa, mas havia diferenças em seus objetivos. Os inconfidentes mineiros propunham a independência e um governo republicano , mas não o fim da escravidão. Já os conjurados baianos defendiam a independência e o fim da escravidão, um governo republicano , democrático , com liberdades plenas, o livre- comércio e a abertura dos portos. Esses movimentos foram reprimidos de modo violento , e seus líderes , presos, degredados ou enforcados.

Fonte: Sociologia Para o Ensino Médio - Nelson Dacio Tomazi - Página: 158- 159


Ecoturismo


O ecoturismo é o segmento de turismo que mais cresce no mundo. Representa hoje 8% do mercado global . No Brasil , onde existem cerca de 200 agências de ecoturismo, o crescimento é de 30% ao ano. A maioria do público das agências de ecoturismo tem entre 24 e 35 anos, é formada por solteiros com curso superior ; 75% são mulheres. Por que esse crescimento ocorre e quais são as diferenças básicas entre o ecoturismo convencional? O ecoturismo é necessariamente uma atividade de baixo impacto ambiental. O turista procura satisfazer necessidades legítimas de repouso, diversão , recreação e cura, além das necessidades intelectuais, espirituais e de conhecimento. De fato, a natureza oferece tudo isto.
Mas, quando observamos o perfil do ecoturista brasileiro , percebemos que , para ele , muitas vezes a natureza é apenas um objeto a ser vendido , e não usufruído. Nas unidades de conservação (UCs), em geral , e em particular naquelas onde há florestas tropicais, tem-se trabalhado o ecoturismo relacionando-o à educação ambiental. Muitas estratégias  desenvolvidas em programas de educação ambiental, como visitas monitoradas , palestras de campo, exibição de filmes etc., têm sido adaptadas a roteiros turísticos. Uma avaliação preliminar das prioridades para a implantação de UCs mostra forte tendência em priorizar a política de visitação , agora também chamada de ecoturismo. Alguns problemas surgem de imediato. Por exemplo, muitos planos de manejo malfeitor acabam sendo a base conceitual e espacial para a implantação da atividade turística. Outro problema, ainda mais grave , é que a visitação tem se tornado uma importante fonte de renda para as UCs, que contam com orçamentos exíguos, e isso poderá desencadear um processo de mercantilização do ecoturismo indesejável e predatório. Um aspecto igualmente importante e que desvirtua conceitualmente os objetivos do ecoturismo é a visitação desordenada e sem fundamentação ecológica. Pela lei, os parques devem ter um programa de turismo , mas muitos dos planos de manejo de parques e de outras áreas protegidas não desenvolveram adequadamente e com profundidade os planos turísticos. A situação do ecoturismo no Brasil só não se torna totalmente caótica porque muitas UCs não apresentam em seu perímetro  paisagens de interesse da indústria do turismo. As florestas tropicais ainda motivam a visitação de uma parcela pequena de turistas.
Aliás, em muitos projetos de UCs. deliberadamente se evitou incluir áreas com esse potencial , justamente para evitar conflitos com os interesses especulativos. Outro problema enfrentado para a formulação de estratégias conservacionistas para as florestas tropicais é sua precária implantação. Frequentemente , a realidade atropela o plano e , na verdade , os instrumentos de manejo acabam consagrando o turismo predatório , aplicando apenas alguma maquiagem, como , por exemplo, melhorando a infra-estrutura de recepção ao turista. O ecoturismo é, sem dúvida , uma atividade compatível com a conservação ambiental , desde que não se percam de vista os cuidados necessários para a sua prática.

(FURLAN, Sueli Angelo e NUCCI, João Carlos. A conservação das florestas tropicais. São paulo , Atual , 1999, p . 101-102.)

Guerra Do Vietnã - Outros Detalhes


Além da Revolução Cubana , outra manifestação da lógica do “jogo de punhos” da Guerra fria foi a Guerra do Vietnã, a maior derrota militar dos Estados Unidos no século XX. Nela morreram milhares de jovens norte-americanos , além de crianças , jovens e velhos vietnamitas, alheios ao jogo de poder entre as duas potências. Em 2 de setembro de 1945, menos de um mês depois da rendição japonesa na Segunda Guerra Mundial, era proclamada a independência da República Democrática do Vietnã, sob a liderança do comunista Ho Chi Minh.
Mas a França, que pretendia reafirmar o controle sobre a região , reconheceu apenas o Norte como um estado livre. As batalhas se sucederam e os franceses findaram derrotados em 1954. Em maio de 1954, acordos firmados em Genebra estabeleceram uma separação provisória entre o Norte e o Sul e a futura reunificação do país por eleições gerais em 1956. Ho Chi Minh ficou com o controle do Norte , à frente de uma República comunista com capital em Hanói. As eleições , previstas nos acordos de paz, e que reunificariam o país, não ocorreram. Diante da possibilidade de vitória do líder comunista do Norte Ho Chi Minh, o presidente norte-americano Dwight Eisenhower deu respaldo à formação de um governo ditatorial do Vietnã do Sul. Teve início o conflito que se transformaria num grande laboratório da Guerra Fria.
De um lado , nacionalistas e comunistas apoiados pela China e União Soviética ; de outro, uma ditadura apoiada pelos Estados Unidos. A guerra durou de 1964 a 1975 , quando tropas do Vietnã do Norte ocuparam Saigon, a capital do Vietnã do Sul. Os americanos perderam cerca de 50 mil soldados e tiveram um prejuízo de 200 bilhões de dólares. Nesse banho de sangue, estima-se entre 1 e 3 milhões o numero de vietnamitas mortos. Internacionalmente , a Guerra do Vietnã simbolizava uma luta heróica entre a maior potência capitalista do globo e um país pobre do Terceiro Mundo. Durante cerca de dez anos , os jornais registraram batalhas sangrentas entre dois exércitos desigualmente armados : utilizando tanques , helicópteros , jatos, radares , bombas sofisticadas e armas químicas ; o outro usando basicamente fuzis, morteiros , lanças de bambu envenenadas e, sobretudo, o conhecimento da selva. Nos grupos de esquerda, havia uma adesão natural pelo mais fraco, que , ao contrário do que normalmente acontece, dessa vez venceria. A luta marcaria fundo a época , entrelaçada com as reformas que agitaram o mundo a partir de 1968.
A repulsa à disciplina e à hierarquia , a valorização da natureza, a descoberta de uma nova liberdade por meio do amor livre e da música , tudo isso se cristalizava na Guerra do Vietnã , como se a batalha decisiva contra o conservadorismo ocorresse lá. Em “Nascido para matar” , filme de Stanley Kubrick , o personagem Joker, cujo nome significa “curinga” e “brincalhão”, diz, diante das câmeras , em uma entrevista no front de batalha: “Quis conhecer o exótico Vietnã, a jóia do Sudeste da Ásia. Quis conhecer pessoas interessantes de uma cultura antiga e matá-las. Quis ser o primeiro garoto do meu bairro a matar alguém”. Na ironia do personagem está o olhar de muitos jovens americanos para a Guerra. De fato, o que derrotou o Exército norte-americano foi a militância pacifista , a cobertura na televisão , a guerrilha e o sentimento de que se tratava de uma guerra longínqua, inútil. Se, na Guerra do Vietnã, as esquerdas se uniram contra o inimigo norte-americano, na Tchecoslováquia o movimento era contra a esquerda soviética.


Sociedade de Estamentos


O sistemas de estamentos ou estados constitui outra forma de estratificação social. A sociedade feudal organizou-se dessa maneira. Na França, por exemplo, no final do século XVIII, às vésperas da revolução havia três estados : A nobreza, o clero e o chamado terceiro estado, que incluía todos os outros membros da sociedade- comerciantes, industriais, trabalhadores urbanos, camponeses, etc. nas palavras de Octávio Ianni, no livro Teorias da estratificação social, "a sociedade estamental [...] não se revela e explica apenas no nível  das estruturas de poder a apropriação. Para compreender os estamentos em sia e em suas relações recíprocas e hierárquicas) , é indispensável compreender o modo pelo qual categorias tais como tradição, linhagem, vassalagem, honra e cavalheirismo parecem predominar no pensamento e na ação das pessoas".

Assim, o que identifica um estamento é o que também o diferencia , ou seja, um conjunto de direitos e deveres, privilégios e obrigações que são aceitos como naturais e são publicamente reconhecidos, mantidos e sustentados e pelas autoridades oficiais e também pelos tribunais. Numa sociedade que se estrutura por estamentos , a condição dos indivíduos e dos grupos em relação ao poder e à participação na riqueza produzida pela sociedade não é somente uma questão de feto, mas também de direito. Na sociedade feudal, por exemplo, os nobres tinham privilégios e obrigações que em nada se assemelhavam aos direitos e deveres dos camponeses e dos servos, porque a desigualdade, além de existir de fato, transformava-se em direito.Existia assim direito desigual  para desiguais. 
A possibilidade de mobilidade de um estamento para outro existia, mas era muito controlada - alguns chegavam a conseguir títulos de nobreza, o que , no entanto, não significa obter o bem maior, que era a terra. A propriedade da terra definia o prestígio , a liberdade e o poder dos indivíduos. Os que não a possuíam eram dependentes , econômica e politicamente, além de socialmente inferiores. O que explica , entretanto, a relação entre os estamentos é a reciprocidade. No caso das sociedades do período feudal , existia uma série de obrigações dos servos para com os senhores (trabalho) e destes para com aqueles (proteção), ainda que camponeses e servos estivessem sempre em situação de inferioridade. Entre os proprietários de terras, havia uma relação de outro tipo: Um senhor feudal (seserano) exigia serviços militares e outros serviços dos senhores a ele subordinados (vassalos). Formava-se, então, uma rede de obrigações reciprocas , como também de fidelidade , observando-se uma hierarquia em cujo topo estavam os que dispunham de mais terras e mais homens armados. Mas o que prevalecia era a desigualdade como um fato natural. Um exemplo dado pelo sociólogo brasileiro José de Souza Martins ilustra bem isso. Ele declara, em seu livro 'A sociedade vista do abismo: novos estudos sobre exclusão, pobreza e classes sociais", que durante uma pesquisa no Mosteiro de São Bento, na cidade de XVIII, no qual havia dois registros de doações (esmolas): uma feita para um nobre perdiam a condição de nobres), que recebeu 320 réis; outra, para um pobre que não era nobre, que recebeu 20 réis. Comenta o sociólogo que "um nobre ,  na consciência social da época e na realidade das logo que não era nobre [..] porque as necessidades de um nobre pobre eram completamente diferentes das necessidades de um nobre eram completamente diferentes das necessidades sociais de um pobre apenas pobre". Atualmente, se alguém decide dar esmola a uma pessoa que está em situação precária, jamais leva em pressuposto de que elas são puramente econômicas. José de Souza Martins conclui que basicamente é isso o que distingue estamento de classe social. 
Hoje . muitas vezes utilizamos o termo estamento para designar determinada categoria ou atividade profissional que tem regras muito precisas para que se ingresse nela ou para que o indivíduo se desenvolva nela, com um rígido código de honra e de obediência - por exemplo, a categoria dos militares ou dos médicos. Assim , usar as expressões "estamento militar" ou "estamento médico" significa afirmar as características que definam as relações na sociedade estamental.  

Mais Notícias