Buscar

Revista Oeste

Agência Brasil

CNN Brasil

LIBEREC

Minha lista de blogs

O Islamismo


O islamismo inspira multidões e se expande cada vez mais. Hoje é a religião que mais cresce no mundo . No final do século XX, ultrapassou o catolicismo em número de fiéis . Já há mais de 1 bilhão de muçulmanos no mundo . Esse crescimento se verifica em áreas tradicionalmente cristãs, como a Europa, a África Ocidental e os Estados Unidos. Na Alemanha , eles são atualmente cerca de 3% da população , em sua maioria imigrantes de origem turva. No Brasil , estima-se que já exista meio milhão de muçulmanos , principalmente em São Paulo , Brasília e Foz do Iguaçu. São descendentes de árabes e negros empenhados em recuperar suas raízes islâmicas . O Islã , reunindo elementos do judaísmo e do cristianismo , é considerado a última das três grandes religiões monoteístas , depois do judaísmo e do cristianismo. Para os muçulmanos , Maomé é o ultimo dos profetas de Deus (Alá , para os Árabes), numa linhagem que começa com Adão e passa por Noé, Abraão , Moisés , Davi, Salomão , João Batista e Jesus Cristo. Todos mensageiros de um mesmo Deus, Javé ou Maomé. Vários princípios islâmicos vêm do judaísmo e do cristianismo, como o respeito aos Dez Mandamentos , o Juízo Final e a noção de Paraíso.
 O Islamismo prega obediência a um único deus. A frase "Não Há Outro Deus além de Alá e Maomé é o seu profeta " é a base de tudo . As revelações de Maomé são chamadas em árabe de "quran", ou seja, "declamação ", "recitação". Daí o nome "Corão" ou "Alcorão", o livro é recitado na porta das mesquitas e nas cinco orações diárias. Além do Corão , existe outra fonte de revelação feita por Alá: a sunna ou "Tradição", que é o relato da vida , da palavra e das ações de Maomé da Sunna. Os 10% restantes são xiitas , seguidores da "Shi'at' , que obedecem exclusivamente as palavras do Corão. O Islã exige o cumprimento dos seguintes preceitos : crer em um único deus, Alá; orar cinco vezes ao dia , com a cabeça voltada em direção a Meca ; praticar a caridade ; jejuar no Ramadã; orar em comum ao meio-dia da sexta-feira e fazer a peregrinação à cidade santa ao menos uma vez na vida. O Corão diz : ' "o Sincero é o combatente". Em outro trecho , afirma : "Matem os infiéis onde quer que eles estejam; prendam-nos , ataquem-nos e preparem contra eles todos os tipos de emboscada". A pregação monoteísta de Maomé poderia ser interpretada como uma pregação à prática da Guerra. Os califas que o sucederam politicamente utilizaram-se do conceito de "Djihad - Guerra Santa" - para impulsionar o expansionismo árabe. Num momento em que o Império Romano do Ocidente havia desmoronado e os impe´rios Bizantino e Persa se esfacelavam , os árabes expandiram consideravelmente seus domínios .
Em menos de 100 anos o Islã era a religião de toda a costa sul e leste do Mediterrâneo , além de ter se espalhado para a Pérsia, até o vale do Indo , e para a Península Ibérica . A partir da Península Ibérica os árabes pretendiam   dominar a Europa do reino franco. Mas em 732 foram contidos pelos francos , sob a liderança militar de Carlos Martel, na batalha de Poitiers, no sul da França . Em função de tantas conquistas , a civilização árabe viveu seu apogeu . Ela sintetizou ., criativamente , as tradições culturais árabe , bizantina , persa , indiana e grega . Encantada pelo contato com os livros de ciência dos gregos, traduziu os livros de Euclides , Aristóteles , Ptolomeu e outros contribuindo , dessa forma, para preservá-los . Tantas assimilações em tantas direções fizeram de muitos árabes astrônomos , médicos ,, filósofos , arquitetos e alquimistas. A alquimia era uma mistura de ciência , arte e magia que foi se desenvolvendo até se transformar numa forma inicial da química. O maior alquimista foi o árabe Jabir Ibn Hayyan , que pesquisava métodos para se obter um agente capaz de transformar outros metais em ouro. Para o homem medieval a busca do ouro era a busca da perfeição . Daí muitos considerarem que, se ingerindo , o agente capaz de transformar metais em ouro também conferisse a imortalidade. Esse agente passou a ser conhecido como a "pedra filosofal" . Os esforços da Jabir mostraram-se inúteis , mas suas pesquisas já demonstravam sua familiaridade com métodos químicos ainda hoje utilizados , como a sublimação , a cristalização e a destilação. Outra alquimia árabe , no sentido metafórico , ocorreu na Literatura : As mil e uma noites , um livro que mistura histórias da índia , da Pérsia , da Ásia Menor , enfim , do mundo conquistado pelos árabes . Seus contos têm fascinado o mundo ocidental , influenciando escritores como o inglês Robert-Louis Stevenson (18501894) , os franceses Victor Hugo (1802-1885) e Voltaire 91802-1995) e o argentino jorge Luís Borges (1899-1986).

Mais Notícias