Buscar

Revista Oeste

Agência Brasil

CNN Brasil

LIBEREC

Minha lista de blogs

O Império Romano

Os romanos gostavam de se ver representados em imagens . Desde os primeiros tempos da república os chefes políticos e militares eram glorificados  com estátuas em lugares públicos . A época do Império , o estilo romano de monumentalidade atingiu o seu apogeu. Nas feições do romano desconhecido , fica clara a busca do artista. Rugas fielmente reproduzidas e acentuadas com a intenção de colocar em evidência um tipo de caráter que os romanos  valorizavam :^austeridade e rudez. É a imagem de um homem de autoridade em que as rugas parecem conter uma história pessoal inconfundível. O que faz lembrar a famosa frase de escritor romano Vigílio : "Sou humano e nada humano é estranho à mim". Os imperadores no entanto queriam ir além do humano, queriam estar acima do bem e do mal . Num primeiro olhar à escultura de Otávio Augusto ficamos em dúvida se ela representa um deus ou um ser humano. Ela pretende ser as duas coisas.  Quer falar da aura da divindade do imperador em um corpo idealizado de um herói .  Trajes de textura tão impressionante que parece real, uma couraça cheia de alegorias e olhos de expressão inspirada. Esta imagem , que todos os imperadores buscaram por diferentes caminhos, de um imperador que paira sobre os homens , logo ganhou ,  moedas e esculturas , a condição de símbolo nacional.  O senado deu a Otávio o título de Augusto , divino entre os homens. Os magistrados ainda eram eleitos e as assembleias ainda se reuniam; O senado administrava certas províncias, controlava-lhes as finanças e era ouvido por Otávio,  mas deixara de ser a autoridade central do Estado romano. Tornara-se submisso aos sucessivos imperadores. O grande orgulho de Octávio Augusto era ter encontrado uma cidade de tijolos e tê-la vestido de mármore . As riquezas geradas pelas conquistas permitiram aos imperadores romanos realizar inúmeras obras públicas. Aquedutos , arenas gigantescas , esgotos , portos , estradas: Símbolos visíveis do poder de Roma.  "Pão e circo" se tornou uma marca da relação dos imperadores com a plebe empobrecida. A distribuição de cereais gratuitos aumentou , assim como os populares combates de gladiadores. Conta Lewis Munford que , "para tornar mais fácil ainda a frequência a tais espetáculos . já no reinado de Claudio , 159 dias eram assinalados como feriados públicos , e nada menos de 93 , um quarto do ano inteiro , eram dedicados aos jogos às expensas públicas". E havia ainda os edifícios públicos para os banhos: Vastos recintos , que lembravam templos , com banhos de vários tipos , salas para massagens , para passar o tempo, e até mesmo bibliotecas. O banho era um ritual que evidenciava a adoração ao corpo.
Culturalmente o Império era um ambiente cosmopolita em que as características regionais iam sendo absorvidas e fundidas, criando uma sociedade extraordinariamente aberta e diversificada . Tendências diferentes e muitas vezes divergentes coexistiam até num mesmo monumento . Diante disso a  arte romana não revela um estilo coerente , como o que encontramos no Egito e na Grécia . Aliás , boa parte das obras de arte romanas não era assinada e seus autores podiam ter vindo de todas as partes do território imperial. É nesse mosaico de estilos que reside a romanidade. Essa romanidade se estendeu pelo Oriente e pelo Ocidente , por meio da difusão do latim, da criação de cidades e do direito romano. Regiões do Norte da África, Gália, da Bretanha e da Germânia meridional , até então não alcançadas pelo helenismo , foram trazidas para a órbita da civilização romana. As barreiras entre os italianos e os habitantes das províncias  iam sendo rompidas à medida que espanhóis , gauleses , africanos e outros povos dominados pelos romanos alcançavam postos no exército  e na administração imperial , chegando até a imperadores.
A cidadania foi finalmente estendida a quase todos os homens livres em 212 através de um edito assinado pelo imperador Caracala. nascido  em Lyon , na Gália. Os romanos deram o nome de "paz romana" ao período de estabilização das fronteiras. Nesse período , 300 mil soldados, deslocando-se rapidamente pelas estradas do Império, defenderam as fronteiras junto dos rios Reno e Danúbio contra as incursões das tribos germânicas, contiveram invasões orientais e sufocaram rebeliões internas. A paz romana foi , antes de tudo , uma "paz armada", maior símbolo do apogeu do império , que , no entanto , já carregava em seu interior os sinais de sua decadência.

Mais Notícias