Buscar

Revista Oeste

Agência Brasil

CNN Brasil

LIBEREC

Minha lista de blogs

Termeletricidade


A obtenção de energia elétrica pela termeletricidade é feita com maiores custos e com maior impacto ambiental , mas a construção de uma usina desse tipo requer investimentos menores que a de uma hidrelétrica. O que faz a turbina de uma usina termelétrica girar é a pressão do vapor de água obtido pela queima de carvão mineral , gás ou petróleo (entre vários outros combustíveis possíveis , como o bagaço de cana-de-açúcar, muito utilizado no Brasil), que aquece uma caldeira contendo água. Enquanto a fonte primária de energia das usinas hidrelétricas é a água , disponíveis no local onde é instalada , a das termelétricas tem de ser extraída e transportada (e por vezes importada), o que encarece o produto final: a energia elétrica . Sua vantagem em relação à hidreletricidade é que a localização da usina é determinada pelo mercado consumido e não pelo relevo e hidrografia, o que possibilita sua instalação nas proximidades da área onde há demanda , acarretando gastos menores na transmissão da energia elétrica obtida.

Florestas Temperadas


As florestas temperadas localizamos nas regiões de clima temperado, com as quatro estações do ano bem definidas, como algumas áreas dos Estados Unidos, da Europa, da Ásia e da América do Sul. A maioria das florestas temperaturas caracteriza-se pela perda das folhas das árvores no fim do outono, o que reduz a perda de água no inverno. As folhas voltam a crescer na primavera. Por isso essas florestas são chamadas de decíduas ou caducifólias. Entre as árvores dominantes , estão o carvalho, o bordo , a nogueira e a faia. Há também musgos , samambaias e arbustos. Existem vários invertebrados , anfíbios, répteis , aves e mamíferos , como ratos  silvestres, marmotas , veados , ursos, gambás, pumas , lobos, linces, raposas , gatos selvagens e esquilos. No inverno , muitos insetos e vertebrados migram para regiões mais quentes , hibernam ou se enterram em tocas. Em alguns casos, os indivíduos morrem, mas seus ovos sobrevivem e se desenvolvem na primavera.

Microscópios Eletrônicos


O estudo detalhado das estruturas celulares só foi possível com o advento dos microscópios eletrônicos (ME), que permitem observar as células com aumentos muito maiores. Isso é possível porque os microscópios eletrônicos utilizam feixes de elétrons para analisar o objeto a ser estudado, em substituição aos feixes de luz. Os microscópios eletrônicos podem ser de transmissão ou de varredura. Os de transmissão são empregados para analisar estruturas cortadas em fatias muito finas. Já os de varredura são empregados para analisar a superfície do corpo dos seres vivos, das células e até mesmo das moléculas. O material a ser analisado ao ME deve ser devidamente fixado e corado com sais de metais pesados que propiciam contrastes nas estruturas das células, tornando-as menos permeáveis aos feixes de elétrons. As estruturas mais coradas são vistas em preto ou cinza-escuro e as menos coradas , em tons de cinza-claro. A imagem é vista em uma tela e pode ser impressa como fotografia. Como são sempre em preto-e-branco, essas fotografias podem ser posteriormente coloridas artificialmente , buscando-se evidenciar ainda mais as estruturas celulares.   As fotografias obtidas com o uso dos diferentes tipos de microscópios são chamadas micrografias. Quando tiradas pelo microscópio de luz, fala-se em micrografia de luz ou fotomicrografia. Quando tiradas pelo microscópios eletrônico, fala-se em micrografia eletrônica ou eletro-micrografia.


Endocitose E Exocitose


Foram discutidos os mecanismos pelos quais pequenas moléculas e os íons atravessam a membrana plasmática. Partículas maiores não conseguem atravessar a membrana, mas podem ser incorporadas à célula por endocitose , ou ser eliminadas por exocitose. A endocitose pode ocorrer por dois processos básicos: a fagocitose e a pinocitose. A fagocitose é um processo de ingestão de partículas grandes , como microrganismos e restos de outras células. A pinocitose está relacionada à ingestão de moléculas dissolvidas em água , como polissacarídeos e proteínas . A fagocitose é um mecanismo empregado por muitos protistas , em especial as amebas , para a obtenção de alimento , englobando outros microrganismos. Nos multicelulares, a fagocitose é exercida apenas por certas células especializadas. Nas células que realizam fagocitose , o material ingerido fica no interior de uma vesícula grande, denominada fagossomo, um tipo de vacúolo alimentar , e é degradado por ação de enzimas específicas. Ao contrário da fagocitose , que é realizada apenas por algumas células especializadas, a pinocitose ocorre praticamente em todos os tipos celulares. As partículas ingeridas por pinocitose ficam no interior de pequenas vesículas denominadas pinossomos e podem servir como alimento para as células. Enquanto os mecanismos de endocitose descritos envolvem a ingestão de materiais , a exocitose envolve a eliminação de material, de dentro para fora da célula. A exocitose é um processo frequente nas células com função secretora, como as do pâncreas, por exemplo, que secretam insulina e glucagon (hormônios lançados na corrente sanguínea que atuam no metabolismo de açúcares). Também por exocitose são eliminados resíduos do material digerido dentro da célula. Esse tipo de exocitose é denominado clasmocitose ou defecação celular.

Os Experimentos de Needham e Spallanzani


Em 1745, o cientista inglês John T. Needham (1713-1781) realizou vários experimentos em que submetia à fervura frascos contendo substâncias nutritivas.  Após a fervura , fechava os frascos com rolhas e deixava-os em repouso por alguns dias. Depois , ao examinar essas soluções ao microscópio. Needham observava a presença de microrganismos. A explicação que ele deu a seus resultados foi a de que os microrganismos teriam surgido por geração por geração espontânea. Ele dizia que a  solução nutritiva continha uma "Força Vital" responsável pelo surgimento das formas vivas. Posteriormente, em 1770, o pesquisador italiano Lazzaro Spallanzani (1729-1799) repetiu os experimentos de Needham com algumas modificações e observe resultados diferentes. Spallanzani colocou substâncias nutritivas em balões de vidro, fechando-os hermeticamente. Esses balões assim preparados eram colocados em caldeirões com água e submetidos à fervura durante algum tempo. Deixava resfriar por alguns dias  e então ele abria os frascos e observava o líquido ao microscópio. Nenhum organismo estava presente. Spallanzani explicou que Needham não havia fervido sua solução nutritiva por tempo suficientemente longo para matar todos os microrganismos existentes nela e, assim , esterilizá-la. Needham respondeu a essa crítica dizendo que, ao ferver por muito tempo as substâncias nutritivas em recipientes hermeticamente fechados, Spallanzani havia destruído a "força vital" e tornado o ar desconfortável ao aparecimento da vida. Nessa polêmica, Needham saiu fortalecido. Na época em que esses pesquisadores viveram , a corrente de pensamento mais aceita era o vitalismo, que perdurou até o início do século XX. Os vitalistas propunham que, se os movimentos dos astros eram explicados por uma força invisível ou essência , também deveria existir uma essência da vida ou força vital. A queda do vitalismo ocorreu devido ao fracasso de uma infinidade de experimentos destinados a provar a existência de uma força  vital unificadora. Dentre esses experimentos, destaca-se o de Pasteur.

A Luta Armada Contra a Ditadura


O Partido Comunista Brasileiro (PCB) era a mais tradicional organização de esquerda do país e , mesma na clandestinidade, no início da década de 1960, defendia  uma proposta de revolução gradualista , aproximando-se da ala esquerda do PTB. A proposta era construir uma aliança com a burguesia nacional e a ala progressista das Forças Armadas para combater os inimigos comuns: o imperialismo e o latifúndio . Sob a liderança de Luís Carlos Prestes , mesmo após o golpe de 1964, o PCB continuou defendendo a via pacífica, com a formação de uma frente democrática contra a ditadura. No contexto da Guerra Fria e com a polarização da situação interna brasileira, as dissidências no movimento revolucionário brasileiro aumentaram. Em 1962, fundou-se o Partido Comunista do Brasil (PC  do B) , que adotava a linha revolucionária chinesa . A partir de 1966, ampliaram-se os grupos que propunham uma ação guerrilheira contra o governo militar. A revolução Cubana foi uma grande fonte de inspiração, especialmente, para os membros do movimento estudantil que optaram pela luta armada.
Assim, surgiram a Aliança Libertadora Nacional (ALN) , o Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR-8) , a Vanguarda Popular Revolucionária (VPR) , entre outros . Em 1969, o PC do B começou a instalar militantes na região do Araguaia , na fronteira entre os estados do Pará, Maranhão e atual Tocantis , a fim de formar uma guerrilha rural. Com a imprensa tratando-os como terroristas e inimigos da pátria , as ações da luta armada mantiveram-se isoladas e não encontraram apelo popular. Seus principais líderes , como Carlos Marighela (1969) e Carlos Lamarca (1971), foram mortos pelas forças militares. Entre 1971 e 1975, o governo enfrentou , de forma sigilosa , a Guerrilha do Araguaia . A maioria dos guerrilheiros foi detida ou morta.

Mais Notícias